sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Trabalhando com Animais através do Jogo de Cartas.


      Olá Pessoal estou postando algumas atividades relacionadas ao período de Estagio do Curso de Pedagogia PUC-CAMPINAS, realizada na Escola Dr. Enéas Cezar Ferreira no Dic: IV, em Campinas SP.


1ª Atividade
Trabalhando com animais  através de jogo de cartas


     Em primeiro lugar  sugerir que os alunos façam uma pesquisa sobre as características de alguns animais, dessa forma eles começam já participando, o que faz com que eles passam a se interessarem melhor pelas atividades. O Professor também acrescenta outros animais.
     A partir desse momento escolher quais as características dos animais que irão fazer parte do jogo, e também fazer a coleção de imagem dos animais para compor as cartas.
    No exemplo realizados foram utilizadas características como:

  •  peso,
  •  tempo de vida, 
  •  tamanho.
A partir desse momento juntar as características dos animais a imagem e realizar a impressão.
A impressão pode ser feita em papel apropriado, embora o custo fique maior. Nesse caso foi feita no papel sulfite normal, depois foi colada em papel cartão para que as cartas ficassem mais consistente. Após a impressão e colagem foi passado contá
til para que aumentasse assim sua durabilidade.
Obs: dependendo da idade dos alunos eles podem participar da confecção das cartas.

    Então Vamos ao resultado do trabalho:





 Este jogo para quem conhece o super trunfo, ele é semelhante. a vantagem de você confeccionar o seu próprio jogo é que além da possibilidade de participação dos alunos, você vai colocar nele o que quer trabalhar, diferente daquele que você compra pronto. Além usar sua criatividade e a dos alunos.
  Esse jogo oferece várias possibilidades de atividades.
  Nesse caso a sala foi dividida em pequenos grupos e distribuidas as cartas.

Regras do jogo:
Decidido entre os alunos com o auxilio do professor sobre qual grupo começaria a rodada, e qual critério seria utilizado.
Exemplo: Critério: idade.
Naquela rodada o grupo que tivesse o animal com maior expectativa de vida venceria a rodada, e ficava com as cartas apresentada pelos outros grupos.
O professor anota com o auxilio dos alunos as características do animal na lousa para  depois realizar outras atividades e também para os alunos registrarem no caderno.
 Emfim esse jogo oferece várias possibilidades de atividades como: trabalho com gráficos, tabelas, etc.

  A partir desse jogo também realizamos a confecção de um livro de animais com os alunos.
  Fiz a montagem do livro em casa, pelo fato do pouco tempo, e entreguei aos alunos deixando livre para que eles fizessem o registro  dos animais estudados da forma que entendessem o resultado foi muito prazeroso. AH! antes que me esqueça essas atividades foram realizadas com alunos do 3º: Ano.





Segue as sugestões e bom Trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário