sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Plano de aula



Plano de Aula elaborado a partir do trabalho com texto em sala de aula
 
 
Plano de Aula
Fábula
A causa da chuva
Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar.
Mas não chegavam a uma conclusão.
– Chove só quando a água cai do telhado do meu galinheiro – esclareceu a galinha.
– Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa. – Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
– Como assim? – disse a lebre. – Está visto que só chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que têm dentro.
Nesse momento começou a chover.
– Viram? – gritou a galinha. – O telhado do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
– Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? – disse o sapo.
– Mas, como assim? – tornou a lebre. – Parecem cegos! Não veem que a água cai das folhas das árvores?
Moral: Todas as opiniões estão erradas.
(Fernandes, Millôr. Novas fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Editora Desiderata, 2007.) 
 
 
 
Tema: Meio Ambiente
Nível: 1º Ano
Duração: três dias
 
Justificativa
As atividades propostas nesse plano de aula são fundamentadas na ideia de que o professor não deve oferecer apenas conteúdos de português e matemática para a criança, principalmente nos dois primeiros anos do ensino fundamental, conforme sugere Moura (2009), quando fala sobre a necessidade de um trabalho integrado entre as diversas áreas do conhecimento. Segundo o autor o trabalho integrado oferece um universo rico de possibilidades de aprendizagens para as crianças ajudando-as a perceber a escola como um lugar onde se aprende coisas legais passando a ver a escola como um espaço onde se constrói uma ponte para unir pessoas na construção coletiva de um mundo melhor.  
 
Objetivo Geral
  • Desenvolver  habilidades através de um trabalho interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, usando como recurso didático uma Fábula.
 
Objetivos específicos
  • Analisar e diferenciar diferentes tipos de textos de acordo com seus objetivos
  • Comparar diferentes climas entre diferentes regiões
  • Classificar e separar os animais de acordo com as suas características
  • Aperfeiçoar as habilidades de leitura, escrita e números.
  • Construir e analisar gráficos a partir de conceitos estudados em sala e leitura de mundo.
  • Estabelecer relações geográficas entre diferentes regiões.
 
 
Recurso Didático
Livro de Fábula: A Causa da chuva
Folhas de Sulfite
Cola
Pesquisa em materiais diversos utilizada pelas crianças (internet, livros, e jornais).
 
Atividades
1º Dia
Conversa com os alunos sobre diferentes tipos de texto;
Leitura do texto em voz alta.
1ª Atividade
Pedir para os alunos escreverem os nomes dos animais apresentados no texto.
2ª Atividade
Em Grupo de quatro alunos elaborarem uma lista de animais que conhecem, e circular o animal que mais gosta, ou que tem em casa.
Obs.: todos os alunos devem registrar a lista feita pelo grupo no seu caderno e circular o animal que mais gosta.
3ª Atividade
Elaboração de uma tabela relacionada com a quantidade de animais citados pelas crianças, e a partir da tabela identificar qual o animal que teve maior aceitação ou preferencia entre os alunos.
 
Lição de casa
Pedir para que os alunos façam uma pesquisa sobre esses animais (onde vive, se há risco de extinção, alimentação, tamanho, e peso. Qual a sua importância para a natureza)
Obs.: Pedir para os alunos registrarem no caderno.
 
2º Dia
Coleta da pesquisa e socialização;
1ª Atividade
Escrita na lousa dos dados da pesquisa realizada pelas crianças, onde vivem, do que se alimentam, e quanto tempo de vida.
 
2ª Atividade
Montagem de um gráfico com os dados dos animais pesquisados pelas crianças, identificando as características sugeridas na pesquisa. Comparando o tempo de vida e analisando qual o animal com maior expectativa de vida.
Conversa e discussão com as crianças sobre a pesquisa dos animais, preservação do meio ambiente, animais em extinção; inclusive animais pesquisados pelas crianças em risco de extinção. A relação humana com o meio ambiente.
 
3ª Atividade
 Cruzadinha com nomes de animais.
Obs. Material em folha de sulfite (xérox).
 
4ª Atividade
Circular o nome correto de alguns animais (folha em Xerox).
 
3º Dia
Atividade
Pedir para que os alunos desenhem e pintem desenho que demostre duas realidades; uma em que existe preservação do meio ambiente, e outra que configure dano ao meio ambiente e suas consequências para a população.  
 
 

Avaliação

A avaliação será realizada através de observação, e participação dos alunos, desenvolvimento das atividades em sala, e lição de casa. Sendo construída de forma processual de acordo com o desenvolvimento das atividades propostas.  Procurando analisar como as crianças interagem, e constrói o conhecimento relacionando com o meio social onde vivem. A avaliação se constitui um instrumento de fundamental importância durante o desenvolvimento das atividades, tanto para os alunos quanto para o professor,  pois é através dela que o professor pode analisar se conseguiu atingir seus objetivos ou não.
                                                                                                          
                                                                                                                     Referências Bibliográficas:
Moura, Jeani. Delgado Pascoal. Práticas para um trabalho integrado nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental: Um diálogo entre as áreas do conhecimento. In: Brandão, Carlos da Fonseca; PASCOAL, Jaqueline Delgado (Orgs.). Ensino Fundamental de 9 anos: teoria e prática na sala de aula. São Paulo: Avercamp: 2009.
 
Fernandes, Millôr. Novas Fabulas Fabulosas. Rio de janeiro: Editora Desiderata, 2007.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário